Congregação Cristã no Brasil



Congregação Cristã no Brasil[1][2] figura como a primeira igreja[3][4] cristã a instalar-se em território brasileiro sob a designação "pentecostal"[5][6]. De origem ítalo-americana, sua introdução é historicamente atribuída a Louis Francescon


Antecedentes e origem

Em fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, o ítalo-americano Louis Francescon é advertido por via de uma revelação[8] quanto ao batismo em sua acepção imercionista, vindo a submeter-se ao mesmo. A convicção relativa ao ato e sua ministração conduziu Francescon - e alguns aderentes - à ruptura para com sua anterior filiação presbiteriano-valdense.
Em 1907 na cidade de Chicago, na 943 West North Avenue[9] (semelhantemente à Rua Azuza em Los Angeles[10], Califórnia), havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas[11][12][13]. Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras,[8] uma confirmação divina de que aquela obra era de Deus. Prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela missão pentecostal, a maioria recebendo o dom de falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos batismos da água e do Espírito.
Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antônio da PlatinaParaná, batizando o italiano Felício Mascaro e mais dez pessoas. Depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome Congregação Cristã do Brasil[14]. Alterado nos anos 1960 por questões internas substituiu-se a contração "do" pela contração "no".
Possuiu maioria italiana até a década de 1930, quando então passaram a preponderar as demais etnias; desde 1950 está presente em todo território brasileiro e em diversos países. Em 2010, contabilizou 2,3 milhões de membros declarados no Brasil[15][16][17].
Sua igreja central é estabelecida em São Paulo, no bairro do Brás, onde o Ministério reúne-se anualmente em Assembléia Geral quando são estabelecidas convenções e ensinamentos.

[editar]Doutrina

No ano de 1927, na cidade de Niagara Falls, NY, houve uma convenção da Igreja Cristã da América do Norte[18] quando foram definidos 12 Artigos[19][20][21] de Fé e doutrina seguidos pela Congregação:
1. Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê[22].
2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo[23].
3. Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens[24].
4. Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos, que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno[25].
5. Nós cremos que o novo nascimento e a regeneração só se recebem pela  em Jesus Cristo (sola gratia), que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção[26].
6. Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo[27] e em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo[28].
7. Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale[29].
8. Nós cremos na Ceia do Senhor. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: "Isso é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim". Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: "Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós" (vide Instituição da Ceia do Senhor)[30].
9. Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na Assembléia de Jerusalém[31].
10. Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados"[32].
11. Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milêniodescerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor[33].
12. Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna[34].

Culto

O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem pré-estabelecida mas sem uma liturgia fixa. Os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea e baseados na revelação do Espírito Santo. Os serviços são solenes com uma atmosfera formal. Preza-se a participação coletiva em detrimento de manifestações individualizantes[35].
Há uma série de práticas no culto como o uso do véu pelas mulheres. A saudação do ósculo santo é realizada entre irmãos e irmãs de per si. O assento é separado nas igrejas entre homens e mulheres. As orações são feitas de joelhos podendo haver até três orações no início do serviço e apenas uma de agradecimento no final. Também são permitidas mais de uma pregação no mesmo culto, todavia, por tradição, costuma-se ter uma única pregação como suficiente, evitando-se, assim, que uma pregação se sobreponha à outra.[14]
O padrão de realização do culto é igual em quaisquer de seus templos. Desta forma, um membro participa em qualquer templo ou comunidade com as mesmas atribuições que possui na congregação onde comumente se reúne, a qual o participante chama de comum (congregação).

A Congregação Cristã em outros países

A Congregação Cristã está presente em cerca de 60 países[47][48][49][50][51][52][53][54][55][56][57] incluída a nação brasileira com o maior número de localidades de culto religioso - 18.580[58]. Pelo gráfico abaixo, percebe-se uma maior presença dessa igreja no continente sul-americano seguido pelo continente africano.
Cong-Numbers.TIF