Criança de 8 anos é atingida em tiroteio dentro de templo da Igreja Universal


Um tiroteio na última terça-feira, 22/01, nas dependências de um templo da Igreja Universal em Belém, deixou uma criança ferida na perna. O suspeito de efetuar o disparo é um adolescente.
A criança foi encontrada na BR 316 e foi internada no Hospital Metropolitano, em Ananindeua, mas passa bem e recebeu alta no dia seguinte.
De acordo com relatos, o tiroteio começou por volta das 21h00, no estacionamento do templo. A polícia informou que a confusão começou com uma briga de gangues dos bairros adjacentes ao templo da IURD.
“O pessoal todo correndo, criança correndo, tava horrível. Foi muito desespero”, relatou uma das testemunhas, que preferiu não se identificar.
Segundo o G1, a igreja afirmou que essa não é a primeira vez que tumultos acontecem no local. A informação foi confirmada por um dos fiéis: “Já teve outras confusões, porradas, gritarias e outros tipos de agressões. Mas com tiro foi a primeira vez que aconteceu”, afirmou o homem, que preferiu o anonimato.
O sargento Felipe Silva revelou que as gangues aproveitam o espaço para o confronto: “Toda vez que eles vêm pro culto se confrontam. Eles se enfiam nas caravanas e de lá praticam essas ações quando encontram os algozes deles”.
O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Marambaia, e dois adolescentes foram apreendidos pela polícia, e encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Menor. Com eles, foram apreendidos uma pistola 765 com numeração raspada e um revólver calibre 38.


--------
Julio Savero comenta aproximação da Globo com Evangélicos 


O blogueiro Julio Severo escreveu um artigo dizendo que o real interesse da Rede Globo em se aproximar dos evangélicos é conseguir aumentar o ibope da emissora.
O autor do texto comenta que por anos a empresa sempre mostrou hostilidade aos cristãos e que tem propagado em sua programação mensagens anticristãs que fazem apologia a nudez e ao sexo.
“Para estancar a perda desse público e de ibope, a Globo vem procurando amenizar suas posturas anticristãs, até mesmo patrocinando eventos de cantores evangélicos”, escreveu Julio.
Ao se aproximar de cantores evangélicos a emissora estaria tentando recuperar o público que tem perdido nos últimos anos. Severo afirma que tais cantores não deveriam aceitar o convite de fazer parte desta programação.
“Se cantarem por cantar ou apenas para ganhar a glória do mundo, poderão infelizmente terminar servindo a interesses ‘ibopeiros’ e para impedir o Titanic global de ter seu merecido afundamento, depois de décadas infectando os lares brasileiros com seu veneno de depravação e violência”.
O artigo do blogueiro tem feito sucesso na internet, diversos evangélicos aprovam estas palavras e concordam com ele quando ele diz que o ganhar audiência é a meta da emissora, mas que ganhar almas para Cristo deve ser a meta do verdadeiro cristão.


Expressando o Amor de Deus_ Projeto Semear de Marialva-Pr

Expressando o Amor de Deus_ Projeto Semear de Marialva-Pr
O Projeto Social Semear da Cidade de Marialva no Paraná com a Iniciativa da Igreja do Evangelho Quadrangular encerrou suas atividades de 2012 com a premiação para os Alunos destaques de 2012, alunos que tiveram notas escolares acima da média, boa educação familiar e comprometimento com as ações do Projeto foram escolhidos como destaques. O Projeto que completará 3 anos anos em 2013 tem suas ações voltadas para o futsal masculino mirim, infantil e também futsal feminino, além de passeios exporadicos e palestras educativas em parceria  com escolas do Município e Estado. No evento de encerramento realizado no dia 22 de Dezembro de 2012 na Igreja Quadrangular de Marialva-Pr estiveram presentes a cantora Késia Mara, Banda Herdeiros da Aliança e convidados, com muito louvor, dança e uma Palavra Divina com o Pr. Carlinhos da I.E. Quadrangular de Maringá. No final do evento o projeto distribuiu bíblias, bonés e camisetas para os alunos. Os destaques Semear  de 2012 foram: categoria mirim 3° lugar Luis Fernado Bornia, 2° Lugar Marcelo Beraldo e 1° Lugar Lucas Dário, destaques categoria infantil: 3° Allison Silvestre, 2° Welingthon Ferreira e 1° Lugar Marcos Branzan, destaques categoria feminino  3° Lugar Natasha  Rodrigues, 2° lugar Thaís Miranda e 1° Renata Graciele. Segundo o coordenador do Projeto Luciano Grudi ” o Projeto Semear tem boas sementes, porem não adianta as sementes se não semear, o fruto hoje colhido é adolescentes e jovens se preparando para entrar no mercado de trabalho, cursar uma universidade e o primordial que conhecer a Jesus conforme a Palavra de Deus revelada aos homens que é a Bíblia  ” A Igreja Quadrangular de Marialva-Pr é pastoreada pelo Pr. Alexandre Pinheiro e o coordenador do Projeto Semear é o também Pr. Luciano Dário.
Destaques 2012trab 300x180 Expressando o Amor de Deus  Projeto Semear de Marialva PrDSC09691 300x225 Expressando o Amor de Deus  Projeto Semear de Marialva Pr DSC09734 300x225 Expressando o Amor de Deus  Projeto Semear de Marialva Pr 25016 472279116146755 758613905 n 300x225 Expressando o Amor de Deus  Projeto Semear de Marialva Pr 262753 472277029480297 1242021501 n 300x225 Expressando o Amor de Deus  Projeto Semear de Marialva Pr 165035 472277469480253 189714637 n 300x225 Expressando o Amor de Deus  Projeto Semear de Marialva Prlogo projeto semear 300x113 Expressando o Amor de Deus  Projeto Semear de Marialva Pr

----

O ato de coragem que tornou o Natal possível

O ato de coragem que tornou o Natal possível
Em uma véspera de Natal bastante fria, o evangelista chinês Xi pegou a estrada na província de Gansu, na China. Ao chegar à aldeia vizinha, percebeu que algo estava errado. Decidiu parar e se apresentar como um portador de boas notícias. Um homem de baixa estatura o interrompeu: “Bem, temos apenas más notícias por aqui. O bebê de um casal acabou de ser raptado”.
Nas áreas mais pobres da China, onde os casais podem ter apenas uma criança por família, são comuns os casos em que filhos são roubados ou mesmo arrancados à força para serem entregues a casais ricos que moram nas grandes cidades e não têm filhos.
Xi entrou na casa e deparou-se com o marido e a esposa olhando discretamente para ele. A tristeza do casal podia ser percebida pelo ar pesado que dominava o ambiente. Convicto da única coisa que podia oferecer como consolo, ele disse: “Eu estou muito triste em ouvir sobre sua situação, mas eu conheço alguém que pode ajudá-los: Deus! Permitam-me orar a Ele pela vida de vocês”.
Como não houve qualquer reação por parte do casal, Xi iniciou sua oração, sentindo-se muito desconfortável. “Querido Pai, há muito tempo, nesta mesma época do ano, o Senhor enviou uma criança ao mundo e salvou-nos a todos. Pedimos hoje que esta criança seja enviada de volta para nós e livre esta aldeia da tristeza na qual seus habitantes estão vivendo. Amém”.
De repente, o marido gritou: “Cale a boca e vá embora. Nós já clamamos aos nossos deuses e nada aconteceu. Por que com o seu Deus será diferente?” O evangelista foi agarrado por outros moradores e arrastado para fora da aldeia. “Não se atreva a vir aqui de novo!”, disseram eles.
Ele vagou pelas colinas por um tempo, sentindo-se humilhado, chorando e clamando a Deus. Então pensou: Eu fui para a aldeia esperando uma recepção heroica, ou pelo menos, confiei que seria uma curiosidade para aquela aldeia, seria interrogado e, por algumas horas, seria a atração de pessoas que vivem vidas muito maçantes e isoladas. Ao invés disso, eu fui tratado e rejeitado como Cristo foi.
Ajoelhado na neve, ele sabia exatamente o que tinha de fazer: voltar à aldeia, sabendo que, com certeza, seria desprezado. Mesmo assim, ele precisava seguir os passos do Mestre Jesus. Com o coração batendo forte, ele se virou e começou a caminhar lentamente de volta ao vilarejo do qual foi expulso anteriormente. De repente, em meio à neblina da tarde, ele ouviu o choro de um bebê vindo do que parecia ser um cesto.
Nítido o suficiente, a poucos metros à frente, estava um bebê, enrolado em um cobertor grosso, deitado no fundo do cesto. Xi foi até o local para abraçá-lo e transmitir um pouco de calor a ele. Era uma menina. Os ladrões que a sequestraram não sabiam que era uma menina e, quando descobriram, deixaram-na abandonada ali, para morrer.
Ele caminhou de volta para a aldeia com o precioso pacote em mãos. Os moradores vieram correndo. Eles ficaram surpresos e muito felizes! Quando o levaram para a casa do pobre casal, o sorriso no rosto da mãe quando o bebê foi colocado em seu colo foi inesquecível. “Venha aquecer-se pelo fogo”, sugeriu, gentilmente, o marido. Deram uma cadeira para o evangelista, e com os outros moradores ao redor deles, o pai da criança perguntou: “Quem é esse Deus para o qual você orou?”
Veja só que oportunidade maravilhosa! Lá estava Xi, como convidado de honra, olhando para 30 pessoas que, ansiosas, esperavam ouvir sobre o evangelho da salvação. “Bem”, começou ele, “Ele veio à Terra na forma de um pequeno bebê, neste mesmo período do Natal, há mais de 2 mil anos…”
1973621 O ato de coragem que tornou o Natal possível


Carro do Cantor Jamenson Luiz é atingindo por Motorista embriagado.

banner

A caminho da cidade do Recife em Pernambuco o Veículo do Cantor Jamenson Luiz foi atingindo por veículo ao qual o motorista encontrava-se com alto teor alcoólico. Em depoimentos através de seu perfil no FaceBook o Jamenson Luiz deixou seu depoimento: "Quero tornar pública a minha gratidão pelo livramento que Deus me deu nessa noite quando retornava de uma festividade de Jovens em Igarassu. Eu vinha louvando a Deus com uns hinos juntamente com o irmão Moizés Silva, quando um cidadão embriagado dirigindo um Toyota Corolla acertou a traseira do meu carro, que rodou por três vezes na pista e só parou quando acertei a mureta central da rodovia. Quero pedir as orações para que tudo se resolva de uma forma rápida e agradecer, mais uma vez, as vossas orações a meu favor

==

Recomeço

Essa semana eu conheci o Seu Marcos, um senhor com quase 60 anos de idade. Havia sido despejado do quarto onde estava morando por falta de pagamento. Não consegue emprego por conta de uma úlcera em sua perna que o impossibilita de andar normalmente (estava de muletas).
Quando vi esse senhor pedindo ajuda, parei para ouvi-lo. Infelizmente, em São Paulo existem muitos profissionais da rua. São mentirosos e experts em inventar histórias a fim de ganhar um trocado a mais. Minha tendência é de sempre duvidar das histórias que ouço.
Ele queria apenas voltar para sua cidade para encontrar seu filho. Sua esposa havia falecido a pouco tempo e agora estava na rua. Me mostrou as feridas em sua perna, e pediu ajuda. Desde que fiz um desafio para mim mesmo a uns meses, de que ajudaria pessoas que não tivessem condições a mudar de vida, comecei a enxergá-las de forma bem diferente, o que me mostra quão indiferente sou em tantos momentos.
Olhei para ele, e fui tomado de compaixão. Meu coração doeu de ver aquela história. Respondi que o levaria na rodoviária e pagaria sua passagem. Seu semblante mudou. Ficou extremamente feliz, e mostrou seu braço arrepiado diante daquela frase que eu disse. Pra mim não era nada demais, pra ele, o tiraria das ruas.
Eu ainda estava ocupado e pedi que ele esperasse um pouco. E logo percebi o quão ruim eu sou. Me achei bom por estar ajudando aquele homem a voltar para casa, porém sequer me importei se ele estava com fome ou não. Ele tinha um pacotinho de bala nas mãos e comia aquelas balas como se fossem uma refeição. Tremi. Meu coração doeu novamente. Parei o que estava fazendo e o perguntei: o senhor já comeu alguma coisa? Ele olhou para mim, abaixou a cabeça e respondeu que não. Então o levei para comer.
Sentar com alguém para comer é dividir a intimidade com esta pessoa. Quantas vezes ajudei pessoas, mas não me importei com suas necessidades espirituais? Quantas vezes apenas dei dinheiro, mas o que tinha de mais importante não dividi?
Ali sentado na frente daquele senhor castigado pelo tempo, novamente meu coração doeu. Ele dizia que queria uma nova história. Queria fazer diferente. Isso eu não poderia dar para ele, e isto era o que ele mais precisava. Mas eu conhecia alguém que podia, Deus.
Ele me contou um pouco mais sobre sua história, e sobre seu filho ter o mesmo nome que eu, e novamente disse que queria começar de novo. Quando chegasse em sua cidade, tudo seria diferente.
Confidenciou que a mais de 3 anos atrás bebia mais de 2 litros de cachaça por dia e que um dia resolveu mudar. E depois disto nunca mais bebeu, mas que agora estava tentando se livrar do vício do cigarro.
Então o perguntei: tudo será diferente mesmo? Ele respondeu que sim. Então comecei a questioná-lo sobre sua fé:
- Senhor Marcos, o senhor conhece Jesus?
- Sim, claro. Frequentei a igreja já.
- Se o senhor morresse hoje iria para o céu?
- Acredito que sim. Eu não desejo o mal pra ninguém, sou um bom homem. Iria para o céu sim.
- Hum. Seu Marcos, o senhor já mentiu alguma vez?
- (?) já.
- Ok. O senhor já desonrou seu pai ou sua mãe? Já brigou com eles alguma vez? Desobedeceu?
- Sim.
- O senhor já desejou os bens de alguma pessoa?
- Já.
- O senhor já deixou Deus em segundo plano alguma vez, colocando alguma coisa acima dEle?
- Já.
- Seu Marcos, o senhor já traiu sua mulher quando ela era viva?
- Sim.
- O senhor, já matou alguém?
- Não!!! Nunca.
- Mas, Jesus disse no sermão do monte, que se apenas em pensamento, nos irarmos sem motivos contra um irmão, já pecou. O senhor já fez isto?
- Sim.
- Seu Marcos, posso te dizer com toda certeza, diante de suas palavras, que o senhor já transgrediu contra todos os 10 mandamentos. E olha que nem estou entrando em outros mandamentos que são 613 ao todo na lei. O senhor ainda acha que Deus vai permitir que você entre no céu?
- Olhando desse jeito não. Mas ele deixaria, porque a partir de hoje vou viver diferente.
- Mas e tudo que o senhor já fez de errado? Quase 60 anos de pecados? Seria Deus injusto em não punir isto?
- Mas então estou perdido.
- O senhor sabe por quê Jesus veio ao mundo??
- Por quê?
- Jesus veio para sofrer a punição pelos nossos pecados. Ele pagou o preço no nosso lugar. Todos nós merecemos ser condenados por Deus por causa de nossos pecados. Mas Deus nos amou tanto, mesmo sendo pecadores, que enviou Jesus, para sofrer a nossa punição naquela cruz, e então, a partir dEle podemos ser salvos. Você crê que Jesus morreu no seu lugar? Você se arrepende de seus pecados?
- SIM!! Quero mudar. Creio em Jesus.
- O senhor reconhece que o senhor não tem condições de guiar sua vida e nem de mudá-la, mas que Jesus pode ser o seu Senhor, e pode mudar sua história?
- Creio! Eu quero isto!

Aquele homem diante de mim orou a Deus pedindo que Jesus fosse o Senhor de sua vida. Eu então, com menos fé que ele, lhe disse: Senhor Marcos, se de fato você entregar sua vida a Jesus, Ele pode mudar a sua história.
E então, novamente aquele homem me deu uma lição: – Ele já mudou!! Ele acabou de mudar!!!

Aquele que estava aflito e angustiado, agora tinha brilho em seus olhos e fé em seu coração para iniciar uma nova jornada. E já no início de sua jornada, já estava me ensinando com sua fé.
Descobri que Deus havia mudado a vida daquele homem. Deus não mudaria a sua história, ela acabara de ser mudada. Era um novo começo, em Jesus, um recomeço. Isso é o cristianismo. Esse é o simbolo do batismo.

Como você tem vivido sua vida? Como tem sido seu cristianismo?
==

Comprovado! O fim do mundo NÃO será em 21 de dezembro de 2012


Nos últimos meses temos visto centenas de notícias afirmando que o mundo irá acabar em 21 de Dezembro de 2012. O ‘start’ dessa situação toda se deve ao fato de o calendário solar dos maias – uma das mais importantes civilizações pré-colombianas – ter fim justamente nesse dia. Segundo a interpretação de alguns, isso significaria que nesse dia seria o fim do mundo. Muitos grupos pegaram carona nesse fato e afirmam veementemente que tudo se acabará mesmo, que haverá catástrofes que dizimarão a terra e seus moradores. Alguns, inclusive, têm se preparado para esse “fim”, buscando chances de sobreviver a esse momento terrível da história, segundo eles.
Porém, gostaria de apresentar três razões bíblicas, suficientes, que mostram que essa data é apenas um engodo, uma falsa profecia como tantas outras que já foram profetizadas, buscando marcar uma data para o fim dos tempos.
1- NENHUM HOMEM SABE A DATA DO FIM DO MUNDO
Como todo ser humano, os apóstolos de Jesus eram também curiosos diante do desconhecido. Aproveitando a presença de Jesus Cristo, o Filho de Deus, eles lançaram uma pergunta certeira: “No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.” (Mt 24.3). Eles queriam saber exatamente quando aconteceria o tal “fim do mundo”. Jesus, porém, preferiu mostrar a eles os sinais que mostrariam a proximidade desse dia (Mt 24. 2-33).
Todo homem está na mesma posição dos apóstolos de Jesus Cristo, ou seja, não sabem nada sobre quando será exatamente esse dia. Todas as especulações e adivinhações vistas no mundo a esse respeito não tem base bíblica alguma, pois NÃO estão pautadas na revelação de Deus, que está inteiramente descrita na Bíblia. Se não tem base bíblica, são mentiras proclamadas como se fossem verdades.
2- OS HOMENS NÃO TÊM AUTORIDADE PARA ESTABELECER DATA PARA O FIM DO MUNDO
Jesus Cristo tinha toda a autoridade para trazer à tona quando seria esse dia. Ele poderia ter consultado a Deus e tê-lo revelado aos Seus apóstolos. Porém, diante da pergunta e da curiosidade dos discípulos, Ele estabeleceu que essa informação a respeito da data do fim do mundo não está disponível senão ao próprio Deus: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” (Mt 24.36). Com isso Jesus mostra que homem algum tem autoridade de determinar essa data, fato este comprovado, pois não temos essa data revelada na Bíblia pelos autores inspirados. O que deve acontecer, então, diante dessa verdade não revelada por Deus, é que todo homem deve usar da prudência para estar preparado para quando esse dia chegar, seja quando for.
3- O FIM DO MUNDO NÃO SERÁ COMO OS ÍMPIOS TÊM DESCRITO QUE SERÁ
A maioria do material que temos a respeito desse “fim do mundo” em 21 de dezembro de 2012 é escrito pelos ímpios e seus ‘achismos’. Porém, a descrição deles sobre esse “fim” não confere de forma alguma com o que a Bíblia fala sobre o fim. Eles apenas consideram uma destruição do planeta, uma revolta da natureza, um abalo na ordem física do universo… o que já torna suas previsões incorretas. O “fim” descrito nas Escrituras Sagradas tem como ápice a segunda vinda de Jesus Cristo, o juízo final e o estabelecimento do reino de Deus com seus servos, coisas que não são consideradas pelos ímpios. Assim, suas previsões são furadas, não acontecerão. Os ímpios creem em um fim de tudo, a Bíblia, porém, diz que haverá um fim que inaugurará um começo, o começo da plenitude do reino de Deus, que habitará com seus salvos.
CONCLUSÃO
Creio que os motivos apresentados acima sejam mais do que suficientes para mostrar que, como cristãos, não devemos entrar nessa onda de fim do mundo, e nem incentivar tais pensamentos, antes, devemos mostrar o que a Bíblia diz e tranquilizar as pessoas, incentivando-as a enxergar a verdade e a importância de estarmos preparados para o fim do mundo conforme mostra a Bíblia, que poderá vir a qualquer momento. Encerro com a sábia palavra de Jesus aos seus discípulos sobre a atitude que devemos ter diante de tudo isso:
==            

  SBB conta a história da Bíblia no Brasil Império


Trazida ao Brasil pela família real portuguesa em 1808 a Bíblia Sagrada passou a ser difundida em um período onde apenas um em cada dez brasileiros sabia ler. Para mostrar como a mensagem era difundida nessa época a Sociedade Bíblica do Brasil está lançando o livro “A Bíblia no Brasil Império”.
O livro de autoria de Luiz Antonia Giraldi, membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, traz em riquezas de detalhes da época quando a distribuição das Sagradas Escrituras tinha poucas possibilidades de acontecer.
Diversos obstáculos precisavam ser atravessados para que a Palavra de Deus fosse difundida no período que durou até 1889, quando aconteceu a proclamação da República, entre eles a falta de estradas e meios de transportes que pudessem ser usados para levar a Bíblia para todo o país.

A edição especial é voltada para estudantes e professores de Teologia e leitores interessados em história do Brasil, com essa obra será possível entender como apesar de todas as circunstâncias como o Livro Sagrado conseguiu ser difundido.
Para tal feito foi de extrema importância o trabalho de duas sociedades bíblicas, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e a Sociedade Bíblica Americana que
trabalharam muito, chegando a bater de porta em porta para preparar o caminho para os futuros missionários.

             Baixe Bíblia digital  clicando aqui



        A Necessidade do Arrependimento

A Necessidade do Arrependimento
Leitura: Lc 13.1-5

Introdução
Arrependimento é uma sincera e completa mudança de mente e disposição com relação ao pecado que leva alguém a abandoná-lo e seguir em obediência a Cristo. No grego do NT as palavras que expressam esta idéia são: o verbo “metanoeo” e o substantivo “metanoia”).
Há também um arrependimento que surge inteiramente através do temor das conseqüências do pecado. No grego a palavra é “metamelomai”, usada em Mt 21.29 (no caso do filho que primeiro recusou obedecer a seu pai, mandando-o trabalhar na vinha, mas depois... arrependeu-se e foi”); Mt 21.32; 27.3 (no caso de Judas); Rm 11.29; 2 Co 7.8,10 e Hb 7.21.
O arrependimento genuíno é acompanhado de tristeza segundo Deus e se opera no coração pelo Espírito regenerador de Deus.

A importância do Arrependimento
Apesar de pouco pregado nos nossos dias, o arrependimento é crucial para os que querem ser salvos e receber o perdão de Deus (Lc 13.2-5). Não pode haver salvação sem renúncia ao pecado.
Jesus pregou o arrependimento (Mt 4.17; 9.13; Lc 13.3,5; 24.46), também João Batista (Mt 3.2; Mc 1.15), Paulo (At 17.30; 20.21) e Pedro (At 2.31; 3.19; 2Pe 3.9).
Os céus se alegram quando há arrependimento entre os homens (Lc 15.7,10).

Os Elementos Constituintes do Arrependimento

1) O elemento intelectual – subentende uma mudança de idéia.
O pecado é reconhecido como ofensa, culpa. O homem deve ver-se a si mesmo como diferente de Deus e em rebelião contra Deus. Deve ver a oposição que vai de sua condição com a santidade de Deus. Deve ver que Deus detesta sua condição e seu estado. O reconhecimento do pecado que entra no arrependimento para a salvação tem a ver, primariamente, não com o fato que o pecado traz castigo senão com o fato que o pecado ofende a Deus. Há, sem dúvida, um temor das conseqüências eternas do pecado; o que não é, porém, a coisa primária.
A Bíblia fala disto como “conhecimento do pecado” (Rm 3.20; 1.32; Sl 51.3,7; Jó 42.56; Lc 15.17,18).

2) O elemento emocional – subentende uma mudança de pensamento.
O pecado é lamentado e aborrecido. A tristeza divina entra no arrependimento. Paulo chama de “tristeza segundo Deus” (2Co 7.10). Tristeza pelo pecado e desejo de perdão são aspectos do arrependimento (Sl 51.1,2; 2Co 7.9,10). O arrependimento não é apenas remorso, emoção, mas compreende também uma mudança de sentimentos em relação a Deus e ao pecado.

3) O elemento volitivo – subentende uma mudança de vontade e disposição.
Não é completo o arrependimento enquanto não houver uma deserção íntima do pecado que conduz a uma mudança externa da conduta (Mt 3.8,11; At 5.31; 20.21; Rm 2.4; 2Co 7.9,10; 2Pe 3.9). O homem arrependido não tem mais vontade de pecar e está disposto a abandonar a prática de atos que desagradam a Deus.
O Arrependimento é Interno. Ao passo que o arrependimento sempre se manifesta exteriormente, contudo de si mesmo é interno, segundo o significado do original. A Escritura distingue entre arrependimento e “frutos dignos de arrependimento” (Mt 3.8; At 26.20).

O Arrependimento não é Penitência
A tradução católica romana da Bíblia (Versão de Douay) substitui “arrependimento” por “penitência” como uma tradução de “metanoeo”. Assim lemos pela Versão de Douay: “Fazei penitência, porque o reino do céu está próximo.” (Mt 3.2); “A menos que façais penitência, todos igualmente perecereis.” (Lc 13.5). “Testificando tanto a judeus como gentios penitência para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” (At 20.21). E da penitência diz a Versão de Douay no comentário a Mt 3.2: “Cuja palavra, segundo o uso das Escrituras e dos santos padres, não só significa arrependimento e correção de vida senão também punição dos pecados passados pelo jejum e tais exercícios penitenciais semelhantes.” Três coisas podem ser ditas a respeito deste comentário:

a) É absolutamente falso dizer que a “punição dos pecados passados pelo jejum e tais exercícios de penitências semelhantes” é uma parte do sentido da palavra grega. A palavra grega significa uma mudança interna. “O verdadeiro arrependimento consiste de emoções mentais e emocionais, não de castigos externos auto-impostos. Mesmo a vida piedosa e a devoção a Deus resultantes são descritas não como arrependimento senão frutos dignos de arrependimento” (Boyce, Abstract of Systematic Theology, pág. 384).
b) Nega a suficiência da satisfação de Cristo pelos nossos pecados em franca contradição com a Escritura (Rm 4.7,8; 10.4; Hb 10.14; 1 Jo 1.7). Desde que Cristo fez inteira satisfação pelos nossos pecados, não há para nós punição a aturar, exceto as conseqüências naturais do pecado. Deus castiga o crente quando ele peca, mas Ele nunca o pune tanto nesta vida como na vindoura. Cristo não nos deixou nada a pagar.
c) Implica que os atos temporais da criatura podem expiar o pecado. A Bíblia ensina que só Cristo pode fazer uma expiação verdadeira pelo pecado (Ef 2.8,9). Mesmo na eternidade as almas no inferno nunca poderão expiar o pecado e por essa razão não há fim para a sua punição.

O Lado Humano e o Divino
Deus dá o arrependimento ao homem (At 5.31; 11.18; 2 Tm 2.24,25) no sentido de torná-lo possível, mas Ele não se arrepende em nosso lugar. O homem é chamado ao arrependimento, mas não pode fazê-lo sozinho, à parta da graça de Deus. O sentido disso é, simplesmente, que o arrependimento se opera no homem pelo poder vivificador do Espírito Santo.
Por outro lado, o arrependimento é um ato do próprio pecador em resposta aos apelos do Espírito Santo. Alguns meios disponíveis ao homem o levam ao arrependimento:
• A Palavra de Deus (Lc 16.30,31);
• A pregação do evangelho (Mt 12.41; Lc 24.47; At 2.37,38; 2Tm 2.25);
• A bondade de Deus para com suas criaturas (Rm 2.4; 2Pe 3.9);
• A correção de Deus (Ap 3.19; Hb 12.10,11);
• As admoestações de Deus (Ap 2.5,16);
• Os juízos de Deus (Ap 9.20,21; 16.9).

Arrependimento não é uma satisfação dada a Deus, mas uma condição do coração necessária para que possamos crer para a salvação. Não se pode voltar contra o pecado se não voltar-se para Deus.

Arrependimento e Fé
O arrependimento e a fé estão sempre unidos como condições para a salvação (Mc 1.15). Ambos procedem da graça de Deus. O arrependimento representa a convicção do pecado e da necessidade de salvação, enquanto a fé aceita o sacrifício de Jesus como suficiente para esta salvação.
Quando um homem é vivificado para a vida, não pode haver lapso de tempo antes dele arrepender-se, nem pode haver qualquer depois que ele crê. De outra maneira teríamos a nova natureza em rebelião contra Deus e em incredulidade. Assim não pode haver ordem cronológica em arrependimento e fé.
Outra coisa que mostra a inseparabilidade do arrependimento e da fé é o fato que a Escritura muitas vezes menciona somente um de ambos como o meio de salvação. Por causa deste fato devemos pensar de cada um, quando usado separadamente, como compreendendo o outro.

Conclusão
Não se pode pregar o evangelho sem pregar arrependimento. A fé em Jesus não é caracterizada apenas por uma condição melhor diante do Deus que abençoa, mas também por uma mudança de vida diante de um Deus que aborrece o pecado.
Deus deseja que todos se arrependam de seus pecados, pois Ele quer ter comunhão conosco e nos levar para morar no céu. É necessário que o homem abandone seu estilo de vida pecaminoso e se volte para Deus em arrependimento e fé, confessando a Cristo como seu Salvador e Senhor. Só assim será salvo.